quarta-feira, 26 de maio de 2010

pfSense - Introdução

Se estiver projetando a implantação de um servidor que contenha os serviços como: routing, daemon para roteamento RIP ,OSPF e BGP, Firewall, proxy, VPN, DHCP relay, DHCP server, DNS forwarder, DDNS, PPPoE server, Balanceamento de carga, Fail Over com carp, IDS, Traffic Graph por endereço IP entre outros .... você irá encontrar tudo isso e muito mais com o software opensource pfSense.

pfSense é livre, um open source customizado baseado na distribuição do S.O FreeBSD, adaptado para ser usado como um firewall e roteador.

Além de ser um poderoso firewall e roteador com uma plataforma flexível , ele inclui uma longa lista de ferramentas e um sistema de packages permitindo futuras expansabilidades, sem falar do potencial de segurança em termos de vulnerabilidades para a distribuição base. pfSense é um projeto popular com mais de 1 milhão de downloads desde seu início, e comprovada em inúmeras instalações que vão desde a proteção de pequenas redes domésticas e um Xbox até para grandes corporações, universidades e outras organizações protegendo milhares de dispositivos de rede.

Este projecto começou em 2004 como um fork do projeto m0n0wall, mas com foco para a instalação no PC ao invés do enfoque de software embarcado do m0n0wall. pfSense também oferece uma imagem incorporada para instalações em Compact Flash, porém não é o foco principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores