quarta-feira, 16 de junho de 2010

Snort - Introdução ao IDS/IPS Snort

O Snort é um sistema de detecção de invasão baseado em rede (SDIR) de código fonte aberto, possuindo muitos recursos. Ele é sniffer que tem como diferencial a capacidade de inspecionar o payload do pacote, área que contém os dados do mesmo, fazendo o registros dos pacotes, além de detectar as invasões.

O Snort é um sistema avançado capaz de detectar quando um ataque
está sendo realizado e, baseado nas características do ataque, alterar ou remodelar sua configuração de acordo com as necessidades, e até avisar ao administrador do ambiente sobre o ataque.

Considera-se o Snort um SDI ligthweight, ou seja, ele pode ser colocado em funcionamento com muito pouco esforço tanto no sentido computacional quanto no sentido configuração e suporte.
Um característica marcante do Snort é a facilidade de criação de assinaturas de ataques. Profissionais da área de segurança da informação sabem da velocidade que os eventos ocorrem no mundo virtual. A prontidão, exatidão e rapidez são assuntos essenciais em se tratando de segurança. Como o Snort é um sistema de código aberto e apresenta linguagem fácil de criação de assinaturas, permite a pronta criação e adição de uma nova assinatura de ataque por parte do
administrador.

O Snort é uma ótima ferramenta, mas como todo aplicativo deve ser bem implementada. Devem ser aplicadas somente as assinaturas de ataques relevantes a realidade da rede. Por exemplo, não é necessário monitorar ataque a banco de dados MySQL se ele não se encontra em uso, o que ocasionaria apenas alertas irrelevantes. Além disso o banco de assinaturas deve estar constantemente atualizado evitando assim que ataques passem desapercebidos. O administrador tendo esses cuidados evita ou minimiza os falsos positivos e falsos negativos.

O profissional responsável pela rede deve certificar-se que o sistema onde o Snort esta operando é o mais seguro possível, ou seja, deve-se esta atendo a segurança do sistema operacional onde o Snort esta rodando. Uma invasão à máquina SDI invalida qualquer alerta do mesmo.
O Snort é um sistema que não requer grandes recursos de hardware. Os recursos de hardware necessário para o sistema operacional em uso atende ao Snort.

O Snort foi projetado para ser executado em uma grande gama de sistemas entre eles Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, MacOS, Windows, entre outros.

Existem alguns programas opcionais que podem ser instalados para melhorar/facilitar a administração do sistema. Cita-se os aplicativos para o mundo Linux. Os softwares são:

http://www.snort.org/downloads/additional-downloads/

FONTE: http://www.ginux.ufla.br/files/mono-BrunoSantos.pdf

Um comentário:

  1. Free Blacklists Suck!


    We specialize in serving intelligent network administrators high quality blacklists for effective, targeted inline web filtering leveraging Squid proxy. We are the worlds leading and ONLY publisher of blacklists tailored specifically for use with Squid Proxy Native ACL. We also publish the worlds LARGEST adult domain blacklist, as well, as the worlds first blasphemy blacklist. Our works are available in several alternative formats for compatibility with multiple other web filter platforms. There is a demand for a better blacklist. And with few alternatives available, we intend to fill that gap.

    Squidblacklist.org Est. 2012. Owned and maintained by Benjamin E. Nichols & Co. It is an extension of the work I have been doing for years applying filters to my own networks with squid proxy and firewalls. Squidblacklist.org is platform whereby I hope to share the amalgamation of these works with the community, in the hopes that it will serve the greater good, helping to secure networks while providing a useful resource for individuals looking for a reasonable level of control of http traffic on their respective networks using a range of filtering solutions.


    It would be our pleasure to serve you,

    Signed,

    Benjamin E. Nichols

    ResponderExcluir

Seguidores