quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Shell scripting

Shell script

Shell script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operacionais derivados do UNIX. O shell script é batizado com este nome devido a ele ser um arquivo em texto plano, ou seja, legível para uma pessoa interpretar as sua linhas de comandos que segue a forma de um script, ou seja, intruções são executadas passo à passo além disso este arquivo é colocado como um tipo de arquivo executável, e o Shell é o interpretador de comandos dos sistemas Unix-Like. O shell é aquele que aparece logo após digitar-se a senha do usuário e entrar na famosa tela preta que espera ansiosamente por algum comando para ele poder executar. Essa é a sua função: esperar e executar. Cada comando digitado é lido, verificado, interpretado e enviado ao sistema operacional para ser de fato executado. Um exemplo de interpretador de comandos é o bash, usado na grande maioria das distribuições GNU/Linux. O shell é a ligação entre o usuário e o kernel. O kernel é quem acessa os equipamentos(hardware) da máquina, como disco rígido, placa de vídeo e modem.

A maior parte dos usuários classificam shell script como uma linguagem de fácil aprendizado. O primeiro passo é saber o que se deseja fazer, então, ver qual o código que executa este comando em shell e aí criar, basta escrever o código em algum editor de texto e salvar. Depois de salvo você deve coloca-lo como arquivo executável fazendo desta forma:

chmod +x "Nome do arquivo, sem aspas"

Depois de coloca-lo como executável, executamos o arquivo, dessa forma:

./"Nome do arquivo, sem aspas"

Para exibir um manual do bash ou mesmo do comando 'chmod', digite na linha de comando
man bash
ou
man chmod


É possível executar o arquivo mesmo sem modificar a permissão de execução, por exemplo, se for um arquivo escrito para ser executado pelo bash, usar:


sh ./"Nome do arquivo, sem aspas"

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Shell_script


Abaixo temos alguns links para o download de livros sobre shell scripting que serão bastante úteis para aqueles que querem aprender ou aprimorar o seu conhecimento sobre shell script:

- http://tips-linux.net/en/content/pro-bash-programming
- http://tips-linux.net/en/content/expert-shell-scripting
- http://tips-linux.net/en/content/beginning-linux-command-line
- http://tips-linux.net/en/content/bash-pocket-reference
- http://tips-linux.net/en/content/linux-command-line-and-shell-scripting-bible

Agradecimento ao tips-linux.net : Compartilhando conhecimento; Neste site você encontrará dicas, e-books, tutoriais, Linux Commands, Softwares, Drivers e muito mais spbre o mundo Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores